25 de Outubro de 2017
Seus documentos para trabalho estão em dia?
Por: Vagas
Confira agora o que as empresas costumam exigir para contratação de novos funcionários
A busca por um novo trabalho (ou mesmo pelo primeiro) também é uma questão de oportunidade: estar na hora certa, no lugar certo e, de preferência, com todos os documentos para trabalho em dia. Isso porque quando a oportunidade aparece muitas vezes você precisa estar com tudo pronto – porque tudo é urgente, não é? Entre os documentos normalmente exigidos pela área de recrutamento e recursos humanos estão desde aqueles básicos para confirmação de endereço (como uma conta de luz ou telefone) até certidão de nascimento da companheira (o) e o certificado de reservista, exigido de funcionários do sexo masculino maiores de 18 anos para comprovação de quitação com as forças armadas do país. Confira se você está com tudo o que precisa em dia e, se não estiver, já corra atrás disso.
Você está com os documentos para trabalho em dia?
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS): a CTPS é emitida pela própria rede de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, ou seja, nas Superintendências Regionais de Trabalho e Emprego – SRTEs e suas respectivas Gerências e Agências; e Postos conveniados.
- Cédula de Identidade (RG): emitida pelas Secretarias de Segurança Pública (SSP) dos Estados e válida em todo o território nacional.
- Cadastro de Pessoa Física (CPF): não há idade mínima para a inscrição (recém-nascidos, por exemplo, podem ser inscritos). O cadastro pode ser feito em bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, ou nas agências de Correios. Os maiores de 16 anos que tenham título de eleitor podem fazer a inscrição gratuita pela internet.
- Título de Eleitor: o Título Eleitoral é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos, e facultativo para jovens entre 16 e 18 anos, analfabetos e maiores de 70 anos; Para emiti-lo você deve procurar o Cartório Eleitoralmais próximo de sua residência.
- Foto 3×4 (duas fotos)
- Comprovante de residência: contas de luz, telefone, água ou outra que traga o nome do candidato e o endereço da residência.
- Comprovante Escolar: se o candidato já tiver concluído o curso deverá apresentar o diploma ou certificado de conclusão; Se estiver cursando, deverá apresentar a identidade da instituição e/ou comprovante de mensalidade paga.
- Resultados do exame admissional: o Atestado Médico Admissional é obrigatório devendo ser pago pelo empregador, que ficará responsável pela guarda do comprovante do custeio de todos os exames ou consultas realizadas com o empregado.
- Certificado de reservista (para funcionários do sexo masculino e maiores de 18 anos): comprova a posição regulamentada do funcionário com relação às forças armadas. É fornecida quando do desligamento do funcionário das forças armadas.
- Se for casado:
– Certidão de Casamento e/ou União Estável;
– Certidão de nascimento da companheira (o). - Se tiver filhos:
– Certidão de nascimento dos filhos;
– Comprovante escolar de filhos maiores de 7 anos e menores de 14;
– Cartão de vacinação dos filhos até 7 anos.
Este artigo foi útil? Compartilhar o conhecimento!