Página inicial Dicas e Notícias 10 frases que deixam qualquer ...
Por: Fernanda Bottoni
Você pode até se divertir com algumas delas, mas o melhor é sempre evitá-las para preservar o seu dia
Um chefe irritado – louco, espumando, soltando fogo – pode ser muito engraçado. Desde que seja o chefe dos outros, claro. Não o seu, que, se estiver nesse estado, provavelmente vai transformar o seu dia num dia de cão. A seguir confira 10 frases com alto poder de irritar qualquer chefe.
Quer deixar seu chefe muito furioso? Temos uma dica que nunca falha! Quando seu projeto estiver com problemas, continue dizendo a ele que tudo está sob controle. Claro, você pode achar que vai contornar a situação ou que milagres existem até chegar a hora em que nada mais poderá ser feito. Aí, você chega até ele e diz: “Sabe aquele projeto? Então… Não rolou”. Essa atitude é totalmente equivocada, como explica Alexandre Rangel consultor e coach de executivos. “Isso quebra a confiança que deve existe na relação entre chefe e subordinado”, diz ele. Se sua intenção for manter seu emprego (e não acabar com o humor do chefe), a dica é levar o problema já com algumas alternativas para resolvê-lo.
Essa também é ótima para acabar com o humor do chefe. Dependendo do caso, ele pode até ficar meio saudosista lembrando da relação que tinha com os irmãos (aos 4 ou 5 anos) ou dos próprios filhos, na primeira infância. É, pois é. Tentar jogar a culpa no outro é uma atitude tremendamente infantil que só piora tudo. “A pessoa quer se esquivar dos problemas e acaba demonstrando que tem dificuldade para lidar com eles”, diz Rangel. O fato é que o chefe (o seu, o meu, qualquer um) não quer saber de quem é a culpa. Ele quer que alguém resolva a questão.
Experimente dizer isso e ir contando em detalhes o que aconteceu. Depois, fique em silêncio e simplesmente espere que ele diga o que fazer. Você certamente vai conseguir um alto grau de irritação. Se for o seu objetivo, excelente! Se não for, por favor, não leve apenas o problema, mas proponha uma solução. “Ouvi uma vez um executivo dizer que se fosse para contar o problema ele contrataria o neto de oito anos, que conta tudo com ingenuidade e, pelo menos, é engraçado”, diz o consultor.
Você acha mesmo que vai sair ileso de uma coisa dessas? Pare de resmungar, demonstre boa vontade e não deixe o chefe na mão. “Tem sempre uma bola pulando na área e alguém tem de cortar”, diz Rangel. Se for a sua vez, simplesmente faça o que tem de ser feito.
Ótimo jeito de acabar com o ânimo do chefe e ainda demonstrar que você é acomodado e pouco inovador.
Essa pergunta é prima-irmã da afirmação “Está tudo sob controle”, do item 1. Demonstra que você não tem a menor noção de consequências. “Se o profissional não enxerga que um problema na sua área tem impacto sobre as outras ele não tem visão do todo e prejudica a empresa inteira.”
É fofoca! E, além de fazer o chefe perder tempo (rosnando) com uma coisa que você nem sabe se é verdade, pega mal, principalmente se vocês não tiverem uma longa relação de confiança. “Ele vai pensar que se você fala isso de um colega, deve falar coisa pior dele pelas costas.” O tiro pode sair pela culatra.
Já pensou? Essa é infalível! Seu chefe vai se morder de ódio e você vai mostrar o quanto não tem comprometimento e é capaz de ver o circo pegar fogo sem se abalar.
É uma variação do item 8 que pode ser usada em qualquer hora do dia. Se chegou até você, é problema seu também, ok?
Essa dispensa comentários. “Só demonstra que você é mesquinho e alienado”, finaliza Alexandre Rangel.
Todos os direitos reservados. Arroba Empregos. 2024
Desenvolvido por: